quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pako Oliveira ministra seminário de muay thai em Minas Gerais

      Pako Oliveira continua disseminando sua metodologia de ensino pelo Brasil, nos próximos dias 5 e 6, será a vez de Belo Horizonte receber os ensinamentos do mestre. Na ocasião, ele transmitirá um pouco da sua metodologia aos alunos do professor Leonardo Costa Val, responsável por ensinar a arte marcial tailandesa na academia Tribus. O foco do seminário será a preparação do atleta para competições nos mais variados estilos dessa arte marcial, como o muay boran, termo que abrange todas as lutas desarmadas da Tailândia, antes da introdução de equipamentos modernos e regras, é o ancestral do moderno muay thai.


    A academia Tribus é afiliada à metodologia aplicada pelo mestre Pako, representante da Association Institute of Thai Martial Arts (AITMA) no Brasil, maior federação da modalidade no mundo, presente em 55 países. O professor Leonardo Costa Val é representante da AITMA em Minas Gerais.

    Leonardo treina muay thai há 15 anos e sempre procurou seguir as técnicas provenientes da modalidade. “Por muito tempo procurei uma federação para me afiliar, porém não encontrava nenhuma que realmente seguisse as premissas do esporte. Cheguei a pensar em ir à Tailândia, com o intuito de pedir a um mestre local para me federar, foi quando um amigo me indicou o Pako e fiquei encantado com o método ensinado por ele”, relembra o professor. “No início do ano fui para Votorantim, onde fiquei por três dias treinando intensamente com o mestre, ao final desse período me graduei e obtive a autorização para representar a AITMA em Minas Gerais. Ele também veio a Belo Horizonte, onde demos continuidade aos treinamentos”, conta.

     Pako treinou muay thai no Brasil durante 20 anos, quando resolveu ir à Tailândia aprender mais sobre a origem do esporte e aprimorar suas técnicas, onde ficou por cinco anos treinando com os mestres locais. “Nessa época pude aprender o verdadeiro muay thai raiz. Agora eu ensino a todos os afiliados o que aprendi, transmito as técnicas do estilo, seus nomes em tailandês e como aplica-las em competições”, explica.


     Além de Minas Gerais, Pako também possui afiliados nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina, Paraná e em várias cidades do estado de São Paulo.

Nenhum comentário: