terça-feira, 18 de novembro de 2014

Seminário de grão mestre tailandês contou com participantes de vários estados brasileiros

O grão mestre tailandês Narong Wongsoonthon esteve no último sábado (15), em Votorantim, ministrando seminário de muay thai para dezenas de apreciadores do esporte

   No último sábado, dia 15, Votorantim recebeu um dos maiores nomes do muay thai mundial, o tailandês Narong Wongsoonthon. O grão mestre, que é referência mundial nas técnicas tradicionais tailandesas, é detentor de uma das mais altas graduações da modalidade, o 16º Khan (grau) do Prapachiat Ouro, e é considerado o número um dessa arte marcial no mundo. Ele veio a convite do mestre Pako Oliveira, seu discípulo, para ministrar um seminário com status de evento internacional. Vieram mestres, lutadores e apreciadores do esporte de toda a região e dos estados de Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

     “Narong foi uma das pessoas que ensinou o muay thai tradicional, durante os cinco anos em que morei na Tailândia, trata-se de uma referência mundial no esporte”, elogiou Pako. “Quando voltei ao Brasil, há três anos, ele me concedeu a honra de representar duas importantes federações tailandesas do método: a Association Institute of Thai Martial Arts (Aitma) – da qual é vice-presidente - e a International Muaythai Council (IMC), a última tem o objetivo de organizar eventos e campeonatos com toda a estrutura para que seja um acontecimento com status mundial e é representando essas importantes instituições, que organizei o seminário e trouxe o grão mestre”, explicou.
     Mestre Carlos Santos, de Foz do Iguaçu, Paraná, pratica muay thai há 32 anos e, há dois anos, segue a metodologia disseminada por Pako. “Este seminário nada mais foi que aprender, aprender e aprender. Treinei por muitos anos da maneira errada, mas é preciso ter humildade para retornar ao início e aprender tudo novamente, só que da maneira correta”, aplaudiu Carlos, que trouxe com ele outros dois representantes do sul do País: Carlos Alberto Amorim, de Criciúma, Santa Catarina; e José Cortes, de Lajeado, Rio Grande do Sul.
     Monika Amaral é analista de sistemas e veio de Belém, Pará. Estava emocionada em estar presente no evento. “Desde pequena, sempre quis praticar uma arte marcial, mas meus pais nunca aceitaram. Há dois anos, decidi colocar minha vontade em prática e me sinto realizada com minha decisão”, relembrou. “Estava bem nervosa, mas Narong me tranquilizou e foi muito atencioso, sanando todas as dúvidas que eu tinha.”

     “Treino muay thai há 20 anos, mas conheci a metodologia da Aitma há apenas um. Posso afirmar que um ano desse método equivale a 10 no qual eu treinava anteriormente”, declarou mestre Leonardo Costa Val, que veio de Belo Horizonte, Minas Gerais, para participar do seminário com o grão mestre.
      Os mestres Anderson Luiz e Renato Premoli são da capital do Espírito Santo, ficaram sabendo do seminário e decidiram se inscrever. “Já tínhamos ouvido falar desse muay thai raiz, então decidimos vir conhecer. Gostamos muito e, certamente, colocaremos em prática nas academias em que damos aula em Vitória.”
    “Trouxe meu grão mestre para cá, para que meus alunos pudessem ter a oportunidade de aprender um pouco com ele. Fiquei muito feliz com tamanha adesão, pretendo trazê-lo novamente ainda no primeiro semestre de 2015”, prometeu Pako.

O MMA FIGHT Sorocaba agradece as informações a Assessora:

Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa
                                (15) 99652-0754/ (11) 98595-5233

Nenhum comentário: